Quantidade de Páginas visitadas


COLÉGIO ESTADUAL MENDES GONÇALVES

1 0 0      A N O S      D E      H I S T Ó R I A
A Companhia Mate Laranjeira construiu a primeira escola da cidade, que ficava próxima a administração. Consta que havia muito rigor em relação à assiduidade dos alunos, sendo os pais imediatamente convocados a dar explicações em caso de faltas dos alunos.

De acordo com registros do Senhor Carlos Angel, a escola foi construída em 1912, na terceira fase das construções de Guaíra, com 334 m2 de área construída, alicerce em pedra e paredes de tijolos cerâmicos estruturante, os pisos de madeira e tijolos cerâmicos no pavimento térreo e no sótão piso de madeira. O forro de madeira e cobertura em tabuinhas de madeira de lei tratada (canjerana) afixadas em estrutura de madeira. A estrutura da cobertura se dava por colunas arredondadas de base quadrada e aparente. O revestimento de reboco e pintura em cal. As portas de madeira almofadada, e as janelas de madeira e vidro, ambas com duas folhas de abrir.


A escola primeiramente foi chamada de Escola Afonso Camargo (Fig.1), em honra ao Vice-Presidente do Estado do Paraná de 1912 a 1916 e Presidente do Estado 1916 a 1920 (Figura 1).



Segundo relato de moradores, Afonso Camargo autorizou a instalação da Ferrovia Guaíra a Porto Mendes e os diretores da companhia lhe prestaram uma homenagem. No entanto logo após o término do mandato de Afonso Camargo, passou a se chamar Escola Francisco Mendes Gonçalves como (figura 2), nome de um dos sócios da companhia, e funcionava na Rua Getulio Vargas.




Segundo o Senhor Nenê Britez antigo morador de Guaíra, foi por volta de 1954 que teve o inicio de uma série de reformas que alteraram a concepção original do edifício, colocando as paredes que eliminaram a varanda fronteiriça, a mudança das aberturas, a troca do telhado, a retiradas das sacadas de madeira da frente e dos fundos e por fim, a pintura que a cada troca de Prefeito, pintavam faixas da cor de seus partidos, descaracterizando assim, a arquitetura (figura 3).



Em 1932, duas quadras acima indo à direção ao novo Loteamento , iniciaram-se a construção da Escola Francisco Mendes Gonçalves na Rua Francisco Murtinho, 656. Esta construção foi executada em madeira.



O decreto Lei no. 6.428 de 17 de abril de 1944, que por ato de encampação federal transforma a Companhia Mate Laranjeira em uma autarquia Federal com o nome “Serviço de Navegação da Bacia da Prata” (S.N.B.P.) inicia uma nova fase na região. Com essa mudança a escola passa a pertencer ao Governo do Estado do Paraná, e mais tarde no ano de 1952 no Governo de Bento Munhoz da Rocha, foi inaugurado o atual prédio da Escola Mendes Gonçalves (figura 4), edifício em alvenaria O atual edifício, é de uma arquitetura singular, feita nos moldes da época.

As paredes com espessura 30 cm, e pé direito de 3,5m, com tijolos maciços de 30 cm e argamassa de areia misturada com terra, mas que vale ser preservado e revitalizado. Hoje como Colégio Estadual Mendes Gonçalves oferece as modalidades de Ensino Fundamental, Médio e Profissional. Os dois edifícios, tanto o antigo implantado na Rua Getulio Vargas, como o atual, na Rua Francisco Murtinho, fazem parte do Centro histórico de Guaíra, criado pela Lei Municipal N. 1.190 de 13.12.2001. (anexo).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TOMAZINHO, Paulo Alberto. O Processo de Ocupação do sul de Mato Grosso e Noroestes do Paraná: A economia ervateira e a Companhia Mate Laranjeira S/A.(monografia do curso de Pós graduação em especialização de metodologia do ensino superior) Umuarama-1981.

MANN, Hernest, Guaíra, passado e presente. Obra não publicada que se encontra arquivada no CEPEDAL-Unioeste/Facimar Cap. Os guaranis

LAZIER, Hermógenes, Paraná: terra de todas as gentes e de muita história. Editora Grafit, 2003.

GUAZZELLI, Maristela Bridi. “REVITALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE NOVA UNIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL MENDES GONÇALVES – GUAÍRA/PR” (Trabalho final de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo) Umuarama-2006.


PAGINAS DA INTERNET CONSULTADA
http://www.cidadeguaira/indexvelho. Acesso em: 03/2006






















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito